Destaque
Keir Starmer anuncia renúncia ao cargo de primeiro-ministro britânico
Destaque
Destaque
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, fez um anúncio importante na manhã desta segunda-feira (22), informando que deixará o cargo.
Segundo fontes, Starmer já vinha considerando seu futuro político desde domingo (21), após a vitória decisiva de seu rival, Andy Burnham, nas eleições parlamentares. A pressão aumentou com a dimensão da vitória de Burnham para uma cadeira parlamentar no noroeste da Inglaterra na sexta-feira (19), levando ministros do Partido Trabalhista a pedir a renúncia de Starmer.
Dezenas de parlamentares e alguns ministros solicitaram em privado que Starmer estabelecesse um cronograma para sua saída, abrindo espaço para o ex-prefeito assumir.
Nos últimos meses, a relação histórica de proximidade entre os Estados Unidos e o Reino Unido sofreu desgastes. Starmer não demonstrou entusiasmo em apoiar a causa da guerra no Irã, além de demorar para autorizar o uso de bases britânicas pelos Estados Unidos, o que desagradou o presidente americano, Donald Trump.
O futuro político de Keir Starmer e os desdobramentos dessa renúncia são temas que certamente continuarão a ser acompanhados de perto.
Este artigo foi produzido com base em informações da Reuters e está sujeito a atualizações.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br