Destaque

Keir Starmer anuncia renúncia ao cargo de primeiro-ministro britânico

LONDON, ENGLAND - JUNE 15: Britain's Prime Minister Keir Starmer attends a press conference to an...

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, fez um anúncio importante na manhã desta segunda-feira (22), informando que deixará o cargo.

Segundo fontes, Starmer já vinha considerando seu futuro político desde domingo (21), após a vitória decisiva de seu rival, Andy Burnham, nas eleições parlamentares. A pressão aumentou com a dimensão da vitória de Burnham para uma cadeira parlamentar no noroeste da Inglaterra na sexta-feira (19), levando ministros do Partido Trabalhista a pedir a renúncia de Starmer.

Dezenas de parlamentares e alguns ministros solicitaram em privado que Starmer estabelecesse um cronograma para sua saída, abrindo espaço para o ex-prefeito assumir.

Relação com os Estados Unidos e Reino Unido

Nos últimos meses, a relação histórica de proximidade entre os Estados Unidos e o Reino Unido sofreu desgastes. Starmer não demonstrou entusiasmo em apoiar a causa da guerra no Irã, além de demorar para autorizar o uso de bases britânicas pelos Estados Unidos, o que desagradou o presidente americano, Donald Trump.

O futuro político de Keir Starmer e os desdobramentos dessa renúncia são temas que certamente continuarão a ser acompanhados de perto.

Este artigo foi produzido com base em informações da Reuters e está sujeito a atualizações.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br

Opinião

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.