Destaque

Dinheiro esquecido do PIS/Pasep: Novo lote será pago nesta quinta (25)

Saiba como receber dinheiro esquecido do PIS/Pasep  • Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um novo lote do dinheiro esquecido no fundo PIS/Pasep será pago nesta quinta-feira (25), destinado aos trabalhadores que solicitaram o ressarcimento até 31 de maio de um determinado ano.

Esse pagamento é garantido aos trabalhadores que tiveram carteira assinada ou atuaram como servidores públicos entre os anos de 1971 e 1988 e ainda não realizaram o saque dos valores a que têm direito. Os valores do extinto fundo PIS/Pasep foram transferidos para a conta única do Tesouro Nacional, e os valores não sacados até agosto de 2023 foram considerados abandonados.

No calendário atual, a última parcela será paga em fevereiro de 2027, com solicitações podendo ser feitas até 31 de dezembro de 2026. As datas de recebimento ao longo deste ano são as seguintes:

Calendário de recebimento em 2026

26 de janeiro de 2026

25 de fevereiro de 2026

25 de março de 2026

27 de abril de 2026

25 de maio de 2026

25 de junho de 2026

27 de julho de 2026

25 de agosto de 2026

25 de setembro de 2026

26 de outubro de 2026

25 de novembro de 2026

28 de dezembro de 2026

Janeiro de 2027

Para aqueles que ainda não solicitaram o recebimento, é possível realizar a solicitação até o dia 30 e receber no dia 27 de julho. O saque pode ser requerido à União em até cinco anos após o encerramento das contas. Caso não sejam solicitados dentro do prazo estabelecido, os valores serão incorporados ao Tesouro Nacional sem possibilidade de saque futuro.

A consulta dos valores a receber pode ser feita por meio de um site disponibilizado pelo Ministério da Fazenda, que possibilita o acesso ao Repis Cidadão. As cotas a serem ressarcidas serão apresentadas após o login, se houver.

Após verificar os valores, a solicitação pode ser feita pelo aplicativo do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) ou em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Os herdeiros também têm direito ao saque, desde que apresentem a documentação necessária, como documento oficial de identificação para titulares, certidão PIS/PASEP/FGTS emitida pela Previdência Social com a relação de dependentes habilitados à pensão por morte, entre outros.

Segundo a Caixa Econômica Federal, o pagamento é realizado exclusivamente por crédito em conta corrente, poupança ou Conta Digital, ou por crédito em Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela instituição sem custos adicionais. Mais de 720 mil trabalhadores ainda não sacaram o abono do PIS/Pasep.

É importante que os trabalhadores fiquem atentos aos prazos e procedimentos para garantir o recebimento desses valores a que têm direito.

Continue acompanhando o Picunhão para mais informações relevantes e atualizadas sobre esse e outros temas de interesse público.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br

Opinião

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.