Parauapebas
Licitação de R$ 68,8 milhões da Prefeitura de Parauapebas gera disputa judicial
Parauapebas
A licitação para gestão do abastecimento de combustível da frota da Prefeitura de Parauapebas, estimada em R$ 68.800.666,49, tornou-se motivo de disputa judicial após uma empresa entrar com Mandado de Segurança contra o município.
A empresa alega que a sua desclassificação ocorreu de forma irregular, sob a justificativa de 'inexequibilidade da proposta', sem que a administração apresentasse embasamento técnico que comprovasse essa alegada inviabilidade.
Segundo a ação, a desclassificação teria sido realizada com base em critérios subjetivos, como 'complexidade' e 'contexto local', que não estariam previstos no edital da licitação, o que levanta a possibilidade de violação da Lei de Licitações.
O processo administrativo em questão também levanta questionamentos, já que nos últimos 15 meses o fornecimento de combustível da prefeitura teria sido mantido por meio de contratos emergenciais e aditivos emergenciais.
Além disso, a disparidade entre a contratação de uma empresa com capital social baixo em contrato anterior e a desclassificação de empresas com capital social alto na licitação atual, alegando falta de segurança financeira, também chamou a atenção.
Especialistas alertam que atrasos no processo de licitação e procrastinação administrativa podem criar situações de emergência artificial, abrindo brechas para novos contratos emergenciais.
Com a disputa judicial em curso, a expectativa cresce em relação aos desdobramentos do caso e a possibilidade de análise por parte dos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas dos Municípios e o Ministério Público.
Acompanhe o Picunhão para mais informações e atualizações sobre esse assunto, além de outros temas relevantes para a sociedade.
Fonte: https://www.instagram.com