INSS 2021: confira calendário e como fazer a prova de vida online ou no banco
O Instituto Nacional do Seguro Social voltará a bloquear os pagamentos dos beneficiários que foram convocados a realizar a prova de vida mas não realizaram a comprovação. Como medida de proteção à COVID-19, o processo havia sido suspenso desde março do ano passado e estava previsto para ser retomado em maio deste ano, sendo adiado para junho.
Método de comprovação volta a ser obrigatório em junho, pagamentos poderão ser bloqueados caso não haja o comparecimento
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltará a bloquear os pagamentos dos beneficiários que foram convocados a realizar a prova de vida mas não realizaram a comprovação.
Como medida de proteção à COVID-19, o processo havia sido suspenso desde março do ano passado e estava previsto para ser retomado em maio deste ano, sendo adiado para junho.
Em decorrência da continuação da pandemia, haverá o revezamento dos prazos de vencimento para que seja realizado o recadastramento presencial de forma segura. Segurados deverão recadastrar senhas dos cartões em que recebem o benefício para continuar válido.
Quem deverá fazer primeiro a prova de vida
Aqueles que estiverem com a prova de vida vencida desde antes de março de 2020 serão os primeiros convocados a realizar a comprovação. Depois, serão chamados aqueles com vencimento em março/abril e assim sucessivamente, agrupando de dois em dois meses.
Mês em que a prova de vida venceu
Novo prazo para o recadastramento
Março e abril/2020
Junho/2021
Maio e junho/2020
Julho/2021
Julho e agosto/2020
Agosto/2021
Setembro e outubro/2020
Setembro/2021
Novembro e dezembro/2020
Outubro/2021
Janeiro e fevereiro/2021
Novembro/2021
Março e abril/2021
Dezembro/2021
Como fazer a prova de vida no banco
Beneficiários que possuem biometria cadastrada podem realizar o recadastramento da senha direto no caixa eletrônico. Aqueles sem biometria deverão ir até a agência bancária, com CPF e documento com foto.
Prova digital
Usando a biometria facial é possível realizar a prova de vida sem sair de casa, sendo destinados aos aposentados e pensionistas que têm biometria cadastrada no governo, como pela CNH digital por exemplo. Para isso, será necessário o app do Meu INSS.
Abra o app e realize login;
Surgirá uma mensagem avisando que a prova de vida venceu e a opção “Instale o Meu gov.br”;
Selecione “Autorizações”, escolha a pendência e clique em “Autorizar”;
Será solicitado o uso da câmera para tirar foto, selecione “Permitir”;
Uma pergunta específica do de algum documento que está cadastrado no governo será solicitado, responda conforme a pergunta;
Na sequência, posicione sua face no centro do círculo que aparecerá na tela do celular e faça os movimentos solicitados;
A barra azul mostrará quanto tempo falta para concluir o exame, ao fim, a prova de vida estará concluída
Agendando a prova em domicílio
Para aposentados maiores de 80 anos ou maiores de 60 com problemas de locomoção podem solicitar o agendamento da prova de vida em domicílio, através do telefone “135” ou pelo site do “Meu Inss”. Para a solicitação, deverá ser comprovado com laudo médico a condição do beneficiário.