LUTO

Morre Faisal Salmen, o primeiro prefeito de Parauapebas

A cidade de Parauapebas, no sudeste do Pará, está de luto após a notícia da morte de Faisal Salmen, na noite de sexta-feira (23). A informação foi confirmada por Bel Mesquita, ex-esposa de Faisal.

Bel Mesquita lamentou a morte de Faisal e afirmou que deve chegar em Parauapebas, em companhia do seu filho, Faisal Filho, em um voo que chega neste sábado (24).

De acordo com o portal Pebinha de Açucar, Faisal não resistiu a uma hemorragia em decorrência de um tratamento de câncer que teve há dois anos.

Faisal Faris Mahmoud Salmen Hussain nasceu em 1953 na cidade paulista de Agudos, a 330 km da pujante capital, São Paulo, hoje, com 123 anos de fundação, e com cerca de 37 mil habitantes. Os pais erma libaneses e chegaram ao Brasil ainda crianças no início do século 20.

Em 1988, quando foi a realizada a primeira eleição em Parauapebas o médico Faisal Salmen saiu candidato pelo PTB, tendo como candidato a vice-prefeito Renato Araújo, o Renatinho, do PSD. O adversário mais forte do outro lado era Volney, do PDT.

“A elite de Parauapebas era contra mim e eu contava com o apoio do povo, das pessoas realmente populares. Defendia os mais necessitados em todos os sentidos, inclusive contra latifundiários que vieram de Paragominas e queria tomar terra aqui no município. Eu, com o apoio dos deputados federais Ademir Andrade, Asdrúbal Bentes e Plínio Pinheiro, enfrentamos os poderosos fazendeiros e evitamos o desmatamento por si só e demos as áreas pleiteadas para o povo morar, transformando-os em bairros”, destacou.

A eleição aconteceu em novembro daquele ano e Faisal Salmen foi eleito o primeiro prefeito de Parauapebas, cumprindo o mandato entre os anos de 1989 a 1992.

A Prefeitura de Parauapebas emitiu uma nota de pesar sobre a morte do médico e político.

“É com muito pesar que o governo municipal recebe a notícia do falecimento de Faisal Faris Mahmoud Salmen Hussain, primeiro prefeito de Parauapebas. Faisal foi chefe do Executivo de Parauapebas logo após a emancipação do município, no período de 89 a 92. Deixou um legado de obras e de serviços. 

Sua atuação como médico pediatra é lembrada por muitos parauapebenses, especialmente por quem residia na cidade na década de 80. Sua relação com as pessoas do município ultrapassava as barreiras políticas. 

Faisal também foi eleito deputado estadual, representando com vigor a região de Carajás. Parauapebas perde um grande líder político.

A Prefeitura de Parauapebas decretou luto oficial de três dias. O velório será realizado na Câmara de Vereadores, a partir das 15 horas deste sábado, 24.

Nesse momento de dor, o governo municipal se solidariza com a família e amigos enlutados. Que o consolo divino conforte seus corações”.

Por DOL, com informações da Pebinha de Açúcar