Economia
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Mineradora e MicroPower desenvolvem sistema que usa a energia armazenada em baterias para geração de eletricidade
Por Bruno Rosa:
RIO – O Rio de Janeiro vai ter o primeiro sistema do país que usa a energia armazenada em baterias para gerar eletricidade em um complexo industrial. O projeto será instalado pela Vale no Terminal da Ilha Guaíba, na Baía de Sepetiba, em Mangaratiba, em parceria com a MicroPower e a Siemens. Esse conjunto de baterias é da americana Tesla, do bilionário Elon Musk. A iniciativa da mineradora marca também o primeiro projeto do tipo da empresa automotiva dos Estados Unidos no Brasil.
O uso das baterias no Terminal da Vale segue a mesma lógica das baterias usadas nos carros elétricos, de substituição de energia. No caso dos veículos, a troca é pela gasolina. No projeto da Vale, a intenção é substituir a energia que é consumida da rede elétrica que vem da concessionária nos horários de pico de demanda, quando a tarifa é mais cara, entre 18h e 21h.
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Segundo Ricardo Mendes, diretor de Energia da Vale, a solução vai permitir reduzir os custos com energia em torno de 20%. As baterias (acopladas em uma espécie de contêiner) terão capacidade para atender o equivalente a 45 mil residências por uma hora. A expectativa é que elas sejam instaladas entre novembro e dezembro deste ano no terminal de carregamento de minério de ferro . Mendes explicou que as baterias serão carregadas sempre que a demanda por energia do terminal estiver baixa.
– As baterias já chegaram. Agora, é só preparar a área e fazer a conexão ao sistema elétrico. É a primeira vez que estamos usando baterias para prover energia em uma área industrial. O uso de baterias é uma das tecnologias que deverá ser aplicada ainda para substituição de diesel por energia elétrica renovável em outros equipamentos de transporte, como locomotivas e caminhões fora de estrada – disse Mendes.
Um dos responsáveis pelo projeto é Marco Krapels, ex-vice-presidente da Tesla e fundador da Micropower, empresa que integra sistema de baterias na rede elétrica para o setor industrial e será responsável pela operação do equipamento da Tesla no terminal da Vale. Krapels disse que abriu há dois anos em São Paulo o escritório da empresa, criada há três anos.
– Esse é o maior sistema de baterias de íon-lítion do Brasil e o primeiro modelo do tipo da Tesla no Brasil. A importância da Tesla para o projeto é que isso marca a chegada da companhia no Brasil. A Micropower é a parceira da Tesla no Brasil e estamos trabalhando para o desenvolvimento do mercado – afirmou Krapels.
No modelo desenhado pelas empresas, o investimento inicial é feito pela Micropower e a remuneração ocorre conforme a redução nos custos obtido pela Vale. Mendes explicou que o Brasil será um mercado relevante para os fabricantes de baterias do mundo. Ele cita o programa da mineradora que tem como meta reduzir as emissões de gases poluentes. Para isso, vai investir ao menos US$ 2 bilhões em dez anos em projetos sustentáveis.
– Existe um mercado grande dentro da própria Vale, com os trens e os caminhões, para essas empresas de bateria, incluindo a própria Tesla.
Krapels lembra que as baterias podem ser aplicadas além da substituição dos combustíveis fósseis, como o diesel:
– Hoje as baterias podem ser usadas como apoio à geração solar e eólica e, assim, garantir energia estável 24 horas por dia.