Economia

Projeto de energia da Vale marca estreia da Tesla no Brasil

Mineradora e MicroPower desenvolvem sistema que usa a energia armazenada em baterias para geração de eletricidade

Terminal da Vale da Ilha Guaíba, na Baía de Sepetiba, em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, terá sistema de baterias da Tesla para gerar energia elétrica Foto: Divulgação

Por Bruno Rosa:

RIO – O Rio de Janeiro vai ter o primeiro sistema do país que usa a energia armazenada em baterias para gerar eletricidade em um complexo industrial.  O projeto será instalado pela Vale no Terminal da Ilha Guaíba, na Baía de Sepetiba, em Mangaratiba, em parceria com a MicroPower e a Siemens. Esse conjunto de baterias é da americana Tesla, do bilionário Elon Musk. A iniciativa da mineradora marca também o primeiro projeto do tipo da empresa automotiva dos Estados Unidos no Brasil.

O uso das baterias no Terminal da Vale segue a mesma lógica das baterias usadas nos carros elétricos, de substituição de energia. No caso dos veículos, a troca é pela gasolina. No projeto da Vale, a intenção é substituir a energia que é consumida da rede elétrica que vem da concessionária  nos horários de pico de demanda, quando a tarifa é mais cara, entre 18h e 21h.

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Segundo Ricardo Mendes, diretor de Energia da Vale, a solução vai permitir reduzir os custos com energia em torno de 20%. As baterias (acopladas em uma espécie de contêiner) terão capacidade para atender o equivalente a 45 mil residências por uma hora. A expectativa é que elas sejam instaladas entre novembro e dezembro deste ano no terminal de carregamento de minério de ferro . Mendes explicou que as baterias serão carregadas sempre que a demanda por energia do terminal estiver baixa.

– As baterias já chegaram. Agora, é só preparar a área e fazer a conexão ao sistema elétrico. É a primeira vez que estamos usando baterias para prover energia em uma área industrial.  O uso de baterias é uma das tecnologias que deverá ser aplicada ainda para substituição de diesel por energia elétrica renovável em outros equipamentos de transporte, como locomotivas e caminhões fora de estrada – disse Mendes.

Um dos responsáveis pelo projeto é Marco Krapels, ex-vice-presidente da Tesla e fundador da Micropower, empresa que integra sistema de baterias na rede elétrica para o setor industrial e será responsável pela operação do equipamento da Tesla no terminal da Vale. Krapels disse que abriu há dois anos em São Paulo o escritório da empresa, criada há três anos.

– Esse é o maior sistema de baterias de íon-lítion do Brasil e o primeiro modelo do tipo da Tesla no Brasil. A importância da Tesla para o projeto é que isso marca a chegada da companhia no Brasil. A Micropower é a parceira da Tesla no Brasil e estamos trabalhando para o desenvolvimento do mercado – afirmou Krapels.

No modelo desenhado pelas empresas, o investimento inicial é feito pela Micropower e a remuneração ocorre conforme a redução nos custos obtido pela Vale. Mendes explicou que o Brasil será um mercado relevante para os fabricantes de baterias do mundo. Ele cita o programa da mineradora que tem como meta reduzir as emissões de gases poluentes. Para isso, vai investir ao menos US$ 2 bilhões em dez anos em projetos sustentáveis.

– Existe um mercado grande dentro da própria Vale, com os trens e os caminhões, para essas empresas de bateria, incluindo a própria Tesla.

Krapels lembra que as baterias podem ser aplicadas além da substituição dos combustíveis fósseis, como o diesel:

– Hoje as baterias podem ser usadas como apoio à geração solar e eólica e, assim, garantir energia estável 24 horas por dia.